ROTEIRO PROPOSTA DO
PROJETO
1.
Identificação
Nome do
cursista: Cleidiana
Duques da Silva
Nome da Escola: Escola Municipal São Jorge Local (cidade/estado): Pontal do Araguaia
-MT
Série: 4º ano
Número de alunos: 32
Professores
envolvidos:Ana
Clara, Cleidiana, Luana e Rosilene
2. Problemática a ser estudada /
Definição do Tema
Diante da deficiência ou ausência absoluta do habito de
leitura e escrita dos educandos das series iniciais, surgiu a necessidade de
desenvolver um projeto adequando as duas realidades: incentivar e facilitar o
acesso, tanto aqueles que já possuem gosto pela leitura como para aqueles que não
têm e para os que gostariam de desenvolver o habito de ler, bem como
instigá-los e incentivar aqueles que não o tem em apreciar a leitura.
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3. Justificativa
Com o projeto criam-se condições para que o aluno se desenvolva
e aperfeiçoe, de forma progressiva, contínua e integrada o uso da língua,
conforme os mais recentes estudos e pesquisas sobre a aquisição da leitura e da
escrita nos Parâmetros Curriculares
Nacionais.
Por que?
4. Objetivo (s)
Promover a leitura e escrita de diversos gêneros textuais,
de forma que os alunos sejam motivados a ler e escrever prazerosamente, assim
como instigar, entender e discutir assuntos que compõem os livros e textos
trabalhados e a interpretação e analise
dos mesmos.
O que vamos fazer?
5. Conteúdos
Língua Portuguesa ( diferentes tipos de Gêneros textuais)
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo
de gêneros textuais)
6. Disciplinas envolvidas
*Língua Portuguesa
7. Metodologia / Procedimentos /
Cronograma
A linha- mestra da
metodologia será a percepção e a construção da linguagem oral e escrita.
Posteriormente, através do ensino da linguagem, será trabalhado a leitura,
interpretação e produção de diversos gêneros textuais como: Narração,
Epistolares, Jornalísticos, Informativos
e instrucionais.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será
desenvolvido)
8. Recursos a serem utilizados
(tecnológicos ou não)
Disponibilidade de computadores com acesso a internet para
pesquisa; câmara fotográfica; e aquisição de material didático como: livros,
cartolinas, fitas adesivas larga e transparente, colas, impressora, papel sulfite, tesouras, canetinhas, lápis de cor, lapis
de escrever, borrachas, apontadores, entre outros que surgiram de acordo com a
necessidade dos alunos.
9. Registro do processo
10. Avaliação e Resultados esperados
Avaliação: os alunos serão avaliados processualmente de
forma contínua e progressiva, diagnosticando e respeitando o grau de
aprendizagem e assimilação de cada educando, como: participação, interesse,
motivação e desenvolvimento das atividades.
Os resultados esperados:
• Autonomia
dos educandos na busca de livros variados para
leitura extra classe;
• Saber que
todo processo de aprendizagem nasce e culmina com a leitura;
• Produção
de textos coerentes, coesos e criativos;
• Expressar-se
diante de diferentes interlocutores;
• Desenvolver
o senso crítico.
11.Divulgação/ Socialização do
Projeto Realizado
Divulgação: em
reuniões de pais, exposição geral e culminância com painel das produções e
excursão com os educandos. Socialização do projeto realizado; todas as series
com professores, coordenadores e diretora
12. Referências Bibliográficas
BATISTA, Antonio Augusto Gomes. Organização da alfabetização
no ensino fundamental de 9 anos. Belo Horizonte: Ceale/FAE/UFMG,2005.
______ Planejamento da alfabetização. Belo Horizonte:
Ceale/FAE/UFMG,2005.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa-3ª
edição- Brasília,2001.
Pró-Letramento: programa de formação continuada de
professores dos anos iniciais: Alfabetização e linguagem, 2008.
Sites, vídeos, livros...filmes
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