quarta-feira, 7 de novembro de 2012


ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista: Cleidiana Duques da Silva
Nome da Escola: Escola Municipal São Jorge       Local (cidade/estado): Pontal do Araguaia -MT         
Série:  4º ano                                                                  Número de alunos:     32
Professores envolvidos:Ana Clara, Cleidiana, Luana e Rosilene       
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Diante da deficiência ou ausência absoluta do habito de leitura e escrita dos educandos das series iniciais, surgiu a necessidade de desenvolver um projeto adequando as duas realidades: incentivar e facilitar o acesso, tanto aqueles que já possuem gosto pela leitura como para aqueles que não têm e para os que gostariam de desenvolver o habito de ler, bem como instigá-los e incentivar aqueles que não o tem em apreciar a leitura.
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3. Justificativa
Com o projeto criam-se condições para que o aluno se desenvolva e aperfeiçoe, de forma progressiva, contínua e integrada o uso da língua, conforme os mais recentes estudos e pesquisas sobre a aquisição da leitura e da escrita  nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Por que?
4. Objetivo (s)
Promover a leitura e escrita de diversos gêneros textuais, de forma que os alunos sejam motivados a ler e escrever prazerosamente, assim como instigar, entender e discutir assuntos que compõem os livros e textos trabalhados  e a interpretação e analise dos mesmos.
O que vamos fazer?
5. Conteúdos
Língua Portuguesa ( diferentes tipos de Gêneros textuais)
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais) 
6. Disciplinas envolvidas
*Língua Portuguesa

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
A linha- mestra  da metodologia será a percepção e a construção da linguagem oral e escrita. Posteriormente, através do ensino da linguagem, será trabalhado a leitura, interpretação e produção de diversos gêneros textuais como: Narração, Epistolares, Jornalísticos, Informativos  e instrucionais.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Disponibilidade de computadores com acesso a internet para pesquisa; câmara fotográfica; e aquisição de material didático como: livros, cartolinas, fitas adesivas larga e transparente, colas, impressora, papel  sulfite, tesouras, canetinhas, lápis de cor, lapis de escrever, borrachas, apontadores, entre outros que surgiram de acordo com a necessidade dos alunos.
9. Registro do processo
10. Avaliação e Resultados esperados
Avaliação: os alunos serão avaliados processualmente de forma contínua e progressiva, diagnosticando e respeitando o grau de aprendizagem e assimilação de cada educando, como: participação, interesse, motivação e desenvolvimento das atividades.
Os resultados esperados:
             Autonomia dos educandos na busca de livros variados para  leitura extra classe;
             Saber que todo processo de aprendizagem nasce e culmina com a leitura;
             Produção de textos coerentes, coesos e criativos;
             Expressar-se diante de diferentes interlocutores;
             Desenvolver o senso crítico.
11.Divulgação/ Socialização do Projeto Realizado
 Divulgação: em reuniões de pais, exposição geral e culminância com painel das produções e excursão com os educandos. Socialização do projeto realizado; todas as series com professores, coordenadores e diretora
12. Referências Bibliográficas
BATISTA, Antonio Augusto Gomes. Organização da alfabetização no ensino fundamental de 9 anos. Belo Horizonte: Ceale/FAE/UFMG,2005.
______ Planejamento da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FAE/UFMG,2005.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa-3ª edição- Brasília,2001.
Pró-Letramento: programa de formação continuada de professores dos anos iniciais: Alfabetização e linguagem, 2008.
Sites, vídeos, livros...filmes

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